Styx Admin
Mensagens : 8 Data de inscrição : 29/05/2011
| Assunto: [Tutorial] Intepretação Sex Jun 03, 2011 12:54 am | |
|
Interpretação
A interpretação... oque é? Bom, eu resolvi dá uma explicação mais preparada então ai vai: - Citação :
No RPG de mesa se vive falando que é importante saber Interpretar, se diz que quem sabe interpretar bem é bom jogador de RPG, mas, afinal, porquê isso é tão importante e o que é realmente interpretar bem?
Com certeza a Interpretação é fundamental no RPG, já que nele, se vive uma história diferente, em outro mundo, e o mais importante, com outras pessoas. Então, é claro, que para poder fingir e aceitar a “brincadeira” de que o outro mundo, de certa forma é real, as pessoas deste mundo devem estar de acordo a ele.
Saber interpretar é saber fingir que se é outro, é saber incorporar, é saber se desligar da sua personalidade para ser levado por outra. Mas para ajudar a explicar, pedi algumas dicas para alguns jogadores do RPG2ic.
Warrior Guêrard nos diz uma doce verdade: é simples! “Bom, na realidade, para isso não existe nenhuma magia ou segredo. É simples. Porém, apesar de simples, muita gente tem dificuldade na hora de interpretar o seu personagem nas mesas de jogos ou nas salas do 2ic. mas a dica é válida para ambos. Tente descrever o máximo a cena que o Mestre te passa na hora da ação. Mesmo se ele te manda um turno simples, capriche e coloque mais 'tempero' em suas descrições.”
Comece a pensar nisso, e com um pouco de prática, sairá naturalmente.
“Não é dificil, se você pensar bem e se concentrar, vai ver que descrever a cena não é dificil. Concentre-se, imagine que você esteja realmente na cena de jogo. O que você vê? O que sente? Coisas desse tipo. Vai imaginando a cena e descrevendo passo a passo.”
Essas perguntas para quem está começando, são ótimas dicas!
“Lógico que não há necessidade de escrever um testamento, você pode fazer até uma cena simples, mas objetiva. É só pensar na cena que você consegue. Outra coisa que ajuda na hora... Se puder, escute músicas que tenha a ver com o jogo, isso ajuda muito na inspiração na hora de interpretar. Assista filmes, isso ajuda muito a tirar idéias para seus jogos.”
Idéias de outros lugares, saber sobre o cenário, ajuda a entender melhor o jogo e conseqüentemente todos os personagens envolvidos.
“ Enfim, existem muitas dicas para melhorar a sua interpretação, mas elas se baseiam em três itens: Inspiração, Concentração e Dedicação”
Mozart nos diz algo muito simples mas que as vezes nos complica a vida. “Não encane com as regras, tanto mestre quanto jogadores.” Afinal, elas existem, mas sempre há a possibilidade de mudar tudo.
The Chosen dá dicas muito específicas!
“Desenvolver uma história básica pro personagem”
Importantíssimo para saber quem ele é, sua personalidade, seus medos, suas angústias, ambições e desejos.
“Desenvolve uma voz específica, e falar no jogo usando essa voz.”
Isso ajuda a caracterizar o personagem e transmite muito mais realismo às cenas.
“Estabelecer opiniões sobre certas coisas pro seu personagem. Pensar ‘se fosse nos dias de hoje, pra que time ele torceria? Em que partido votaria? Qual seria seu filme favorito, sua banda favorita...? O que o meu personagem faz nas horas vagas?’ “
Greyheart lembra-nos sobre como complementar o personagem.
“Mas se alguém quer interpretar melhor... deve realmente buscar jogos e ler bastante. Suplementos de todos os tipos com certeza completam o quadro.”
E por último, Igor “Omber” fecha com a essência, para os que ainda não entenderam do que se trata a tal Interpretação do RPG de mesa.
“Sempre entre em seu personagem, pense como ele, o que ele faria, seus motivos, seus propósitos. Não seja 'você mesmo' se seu personagem não for. Exemplo: Seu personagem odeia o personagem de um amigo seu, então, dar sinais da amizade de vocês ‘In-Game’ seria um erro de Interpretação.”
“Isso também vale ao ajudar seu grupo., afinal, se um personagem é egoísta e não tem tendência a ajudar, ele teria que ter um motivo muito bom para ajudar o grupo sacrificando seu próprio ganho; como um Ladino entregando um cajado que conseguiu a um Mago da mesma equipe sem pedir nada em troca ao Invés de vendê-lo, por exemplo.”
Bem, digo eu, que se divirtam com seu personagem e o dos demais, façam personagens que de alguma forma os inspirem. Criem personagens interessantes, com medos de plantas ou de água, personagens que sejam um pé no saco para os outros, personagens sérios e esbeltos e que causem admiração, façam os covardes e corajosos, variem! Mas, se querem fazer um clichê... Tudo bem! Porém, façam um clichê bem feito, como o Paladino com seu Código de Honra; quem não gostaria de se sentir um nobre guerreiro como este?
Interpretar é uma arte, e todos nós temos potencial para de alguma forma, usufruir dela. E ai? Deu pra entender? Então como interpretar em uma ação? Bom, no 2ic, usa-se o @ e então, sua imaginação. Algo do tipo: @ prepara sua mão e avança para sua bolsa de shurikens com rapidez, levantando a fraca tampa pega uma estrela ninja e atira contra o inimigo preparando um giro ao lança-la. Isso ao ser enviada ficaria: Fulaninho prepara sua mão e avança para sua bolsa de shurikens com rapidez, levantando a fraca tampa pega uma estrela ninja e atira contra o inimigo preparando um giro ao lança-la. Viu? Olha o jeito errado de se interpretar: @ pega uma shuriken e atira contra o seu inimigo. Fulaninho pega uma shuriken e atira contra o seu inimigo. O mestre (narrador) interpretaria essa ação como: [!] Fulaninho pegou uma shuriken que estava em sua bolsa, mais viu que tinha tampa, ele a destampa e pega. Joga contra seu inimigo sem efeito, a Shuriken desvia-se de seu caminho perdendo força e caindo no meio do caminho. Entende a importância de Interpretar?Bom, é isso. Façam alguns treinos e bom jogo. ^^ | |
|